Paulinho, antigo avançado do Sporting, revelou que sua transferência para o Toluca, no México, no último mercado de verão, foi motivada por uma ligação telefônica de Renato Paiva, treinador do clube mexicano. Durante a conversa, Paiva destacou as qualidades do Toluca, omitindo, de forma estratégica, as dificuldades relacionadas à altitude da região.
“Foi o Renato que me ligou para vir para cá. Nunca mencionou a altitude, foi inteligente… Falou-me muito bem do Toluca. No início, achei que ele estava a falar do clube do coração dele”, comentou o jogador em declarações ao Viivo Sports.
Brilhando na Liga MX
No campeonato mexicano, Paulinho manteve sua veia goleadora, tornando-se o artilheiro da fase regular com 13 gols e cinco assistências em 17 partidas. A adaptação rápida ao futebol local reafirma a qualidade do avançado que brilhou em Portugal.
Desempenho no Sporting
Durante sua passagem pelos leões, entre janeiro de 2021 e 2023, o avançado foi peça fundamental em momentos decisivos. Contratado por 16 milhões de euros, Paulinho participou de 146 jogos, marcou 53 gols e contribuiu com 21 assistências, além de conquistar quatro títulos:
- Campeonato Nacional (2020/21 e 2023/24);
- Taça da Liga (2021/22);
- Supertaça Cândido de Oliveira (2021).
Na última temporada, ele somou 21 gols e seis assistências em 47 jogos, consolidando-se como referência no ataque leonino antes de sua mudança para o futebol mexicano.