Em entrevista exclusiva ao jornal A Bola, Jorge Jesus, atualmente treinador do Al Hilal, partilhou as suas perspetivas sobre o crescimento do futebol saudita e a sua visão para o futuro.
Jesus, que já treinou várias equipas na Europa e agora comanda uma das principais equipas da Arábia Saudita, acredita que o país está no caminho certo para se tornar uma referência no futebol mundial.
“O futebol saudita sempre foi visto como um destino para jogadores em fim de carreira, mas isso está a mudar. Com a chegada de jogadores como o Rúben Neves, que veio para cá numa fase importante da sua carreira, e agora o João Cancelo, que está no auge, o paradigma mudou. Estamos a atrair os melhores do mundo, e isso não é só financeiramente, é também pela qualidade do projeto”, afirmou Jesus.
O treinador português não tem dúvidas de que o futebol saudita continuará a crescer: “Não digo que o futuro do futebol vai ser a Arábia Saudita, porque a Europa será sempre o centro, mas a Arábia Saudita vai estar no Top 5 mundial dentro de alguns anos. Já organizámos grandes eventos, e o próximo Campeonato do Mundo será aqui. É um projeto ambicioso e os jogadores sabem que têm aqui uma oportunidade única“.
Jorge Jesus destacou ainda a contratação de Marcos Leonardo, jovem avançado de 21 anos que chegou ao Al Hilal para reforçar a equipa: “Fiz muita força para o trazer. Ele tem características que se encaixam perfeitamente no nosso estilo de jogo. Ainda não atingiu o seu pleno potencial, mas estamos muito satisfeitos com o trabalho dele até agora“.
O técnico português fez ainda uma revelação curiosa, assim que viu o jovem brasileiro em treino.
“Agora eu sei porque é que o Benfica não ganhava”, atirou sem aprofundar a questão.
Sobre João Cancelo, Jesus revelou que foi ele quem o convenceu a juntar-se ao projeto saudita: “Quando falei com ele, sabia que tinha o perfil certo para a nossa equipa. Além disso, a vida aqui é excelente, a segurança, o ambiente familiar… Cancelo está muito feliz e isso é essencial para o rendimento em campo“.