Central português voltou a ter uma oportunidade no onze de Sérgio Conceição, frente ao Vitória SC, em função do castigo de Otávio Ataíde, mas não tardou em… ser substituído.
Numa época em que as coisas não estão a correr propriamente bem ao FC Porto, há jogadores que também ‘levam por tabela’, sendo que um dos casos mais evidentes é mesmo o de Fábio Cardoso, pelas dificuldades em afirmar-se entre as principais opções de Sérgio Conceição.
Com 27 jogos disputados na presente temporada, o central de 29 anos nem está longe de superar a melhor marca de jogos desde que chegou ao Dragão (com 30 partidas na passada época), mas a verdade é que o seu mais recente regresso à titularidade, diante do Vitória SC (1-2), no passado domingo, deverá ser algo passageiro.
Em função do castigo de Otávio Ataíde, por acumulação de amarelos, Fábio Cardoso beneficiou de mais uma oportunidade para convencer o treinador dos azuis e brancos, mas a verdade é que, ao intervalo, acabou mesmo por ser substituído por Zé Pedro, podendo eventualmente ter perdido a hipótese de render Pepe (expulso aos 70 minutos no mais recente ‘tropeção’ da equipa) já no próximo duelo, frente ao Famalicão.
A verdade é que a sua regularidade no onze só foi ‘palavra de ordem’ ao aproveitar lesões de colegas como Iván Marcano e Pepe, com três momentos capitais a contribuírem para o atual momento do defesa, sendo que, dois deles prenderam-se a… expulsões.
Da Luz a Arouca, não esquecendo o mais recente de todos
Fábio Cardoso começou por render Pepe na reta inicial do campeonato (com uma assistência logo na primeira jornada) devido à expulsão no Clássico da Supertaça, na derrota por 2-0 diante do Benfica, acabando depois por ser novamente chamado ao onze por força da ausência já prolongada de Iván Marcano, desde o passado mês de setembro, mas não foi propriamente feliz frente às águias, na Luz (novo ‘tropeção’, por 1-0), ao ser expulso logo aos 19 minutos da partida.
Na altura, David Carmo ainda fazia parte do plantel azul e branco, pelo que também foi sendo opção, aqui e ali, mas a verdade é que Fábio Cardoso ‘agarrou’ o lugar ao lado de Pepe, com 17 partidas consecutivas (um golo e uma assistência), até que chegou a derrota frente ao Arouca (3-2), há, sensivelmente, dois meses, quando recebeu nova ordem de expulsão em tempo de descontos. Aí, abriu-se a porta ao reforço Otávio, que rapidamente conquistou a confiança de Sérgio Conceição.
Nas últimas dez partidas, o central de 29 anos ainda disputou os ‘quartos’ da Taça de Portugal, frente à ex-equipa, o Santa Clara (1-2), acrescentando-se o mais recente desafio, na receção ao Vitória SC, com uma substituição a meio, que figura, provavelmente, como o terceiro momento capital numa época algo ‘atribulada’, dado que serão escassas as hipóteses de vir a jogar muito mais vezes até ao fecho da presente época. Conseguirá Fábio Cardoso fixar-se no onze na próxima época, de modo a ser mais Car(i)doso para a sua equipa? Descobriremos caso se mantenha no próximo plantel.